1 evento ao vivo

Unhas dos homens crescem mais rápido que as das mulheres; entenda

Site lista 15 informações que todos deveriam saber sobre as unhas

12 out 2013
20h11
atualizado às 20h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Além da manicure semanal, de uma ou outra unha quebrada e da unha do dedão do pé encravado, em geral, as pessoas não dão muita atenção às unhas. No entanto, elas podem ser mais complicadas do que se imagina. As informações são do Huffington Post.

Para começar, as unhas são mais do que se vê e se pinta com esmaltes coloridos. "A parte visível é a lâmina ungueal, que cresce como uma onda do mar. Já o círculo branco na base da unha, é chamado de lúnula", explica a dermatologista Dra. Jessica Grant. Além dessas informações, veja outros 15 fatos que todos deveriam saber sobre as unhas.

1) As unhas cresem, em média, 3,5 milímetros por mês
Além desta quantidade, as unhas da mão dominante - direta, se a pessoa é destra, e esquerda, se é canhota -, crescem mais rápido. Segundo uma pesquisa da Academia Americana de Dermatologia, as dos pés crescem 1,6 milímetros por mês.

2) Manchas brancas nas unhas não significa falta de cálcio
Este é o mito mais comum sobre o assunto, no entanto os especialistas explicam que os pontos esbranquiçados não tem nada a ver com deficiência de vitaminas. Eles, na verdade, são inofensivos e causados por traumas na raiz das unhas. "Assim como dobrar ou amassar um plástico, deixa uma marca branca no objeto, acontece a mesma pressão na unha".

<p>A&nbsp;cut&iacute;cula&nbsp;&eacute;&nbsp;respons&aacute;vel&nbsp;por manter os germes longe do corpo</p>
A cutícula é responsável por manter os germes longe do corpo
Foto: Getty Images
3) As unhas são feitas do mesmo material que o cabelo
Apesar de ambos serem feitos de queratina, a composição é diferente. Sendo assim, uma dieta rica em vitaminas, frutas, vegetais, proteínas e mineiras fazem bem tanto para a unha, como para o cabelo. "A queratinha é uma protéina e óleos naturais e gorduras são necessários para mantê-los saudáveis e fortes", explica Krant.

4) As unhas dos homens crescem mais rápido
A Academia Amaricana de Dermatologia concluiu que a velocidade do crescimento das unhas das mulheres é menor do que nos homens, com exceção apenas durante a gravidez.

5) As unhas é o que separa os primatas de outros mamíferos
No grupo dos mamíferos, apenas humanos e primatas têm unhas, enquanto a maioria deles têm garras para ajudá-los nas tarefas diárias

6) O hábito de roer as unhas é chamado de onicofagia
Segundo levantamento, este é um dos mais comuns tiques nervosos, ao lado de outros comportamentos, como torcer ou puxar o cabelo, ranger os dentes ou coçar a pele. Cerca de 50% das crianças entre 10 e 18 anos roem as unhas, mas a maioria delas para de fazê-lo por volta dos 30 anos. Apesar de anti-higiênico, o hábito não é considerado tão ofensivo à saúde, já que os riscos que oferece são infecções de pele e enfraquecimento das unhas. Mas, no ano passado, o Manual de Diagnóstico e Estatíticas de Transtornos Mentais, incluiu a mania como uma patologia, espécie de transtorno obsessivo compulsivo.

7) As unhas deveriam "respirar" antes de nova sessão na manicure
Segundo especialistas, seria melhor reduzir o número de vezes que as unhas são polidas e esmaltadas para mantê-las mais saudáveis. "Acredite ou não, essa coisa na ponta de seu dedo é um tecido vivo, e o oxigênio precisa penetrar", afirma. Sempre esmaltada, a unha tem mais dificuldade de receber oxigênio, o que a torna mais fraca para combater infecções, como fungos e verrugas, por exemplo. Além disso, a exposição aos produtos químicos das manicures as tornam mais fracas e flexíveis.

<p>Época do ano, sexo e genética são fatores que determinam velocidade do crescimento das unhas</p>
Época do ano, sexo e genética são fatores que determinam velocidade do crescimento das unhas
Foto: Getty Images
8) As unhas são uma porta de entrada para o corpo
Apenas olhando as unhas, os médicos podem dizer muito sobre a saúde das pessoas. Se o tom delas estiver azulado, pode ser doença pulmonar; cutículas capilares pode significar doença auto-imune; se elas estiveram amarelas ou esbranquiçadas demais, risco de doenças mais graves pode estar por perto. Por isso, ficar atento aos sinais nas pontas dos dedos, como uma mancha marrom na cutícula, por exemplo, pode ser um sinal de que um dermatologista deve ser procurado com urgência.

9) As unhas crescem mais rápido no verão do que no inverno
Segundo a Academia Americana de Dermatologia, época do ano, idade e genética são fatores que interferem no crescimento das unhas.

10) Cerca de 10% dos problemas dermatológicos estão relacionados com as unhas
Metade das doenças de unhas são causadas por infecções por fungos, principalmente nas dos pés. Outras condições comuns são manchas brancas, linhas verticais e infecções bacterianas.

11) Estresse pode prejudicar as unhas
O estresse crônico pode inibir o crescimento das unhas, por isso dormir bem, entre outros costumes, pode ajudar a manter a saúde não só das unhas, mas de todo o corpo. "O estresse e fadiga crônicos desviam a energia e os nutrientes do corpo para outros lugares o que prejudica a saúde de unhas e cabelos".

12) Há explicação para a sensação insuportável de raspar a unha no quadro-negro
De acordo com um estudo de 2011, isso se dá porque o barulho da unha em contato com o quadro provoca uma frequência que é naturalmente amplificada nos canais do ouvido. Outra razão, é também uma aversão psicológica ao barulho.

13) As cutículas existem por uma razão
E é por isso que especialistas recomendam não removê-las por causa de fins estéticos. "A cutícula existe para selar a umidade e impedir que germes entrem no corpo".

14) A rigidez das unhas é fator genético
Nada demais pode ser feito sobre o formato ou rapidez que as unhas crescem, mas a fragilidade e  o aspecto seco demais podem ser controlados. Lavar as mãos demais, lavar louças sem luvas, limpar a casa, trabalhar com papel, ir frequentemente à manicure e usar desinfetante para as mãos são fatores que as deixam ainda mais sensíveis. Por isso, aplicar creme para unhas várias vezes ao dia ajuda a minimizar os efeitos.

15) A unha precisa de sangue para sobreviver
Quem nunca se perguntou a razão da unha cair? Pois aqui está a resposta. "A unha precisa de sangue, oxigenação e nutrientes para crescer normalmente, por isso quando sofre uma lesão por esmagamento, isso pode danificar as conexões que porporcionam a nutrição e ela pode não ser capaz de se recuperar para continuar crescendo", afirma a especialista. Se o machucado for na parte crescida da unha, ela se recuperará em breve, mas se caso atingir a raiz, a unha poderá ficar deformada para o resto da vida.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/chule/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/chule/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Veja também:

2021 será melhor? Confira as previsões para este ano
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade